terça-feira, 2 de julho de 2013

O Grande Ditador (Charlie Chaplin - 1940)


Meu, o mundo é meu!!
Obra prima magnífica de Charlie Chaplin, e para mim, empata com Luzes da cidade como meu filme favorito do grande gênio da comédia. Como sempre, neste filme Chaplin conta uma história triste de modo alegre e bem humorado, porém desta vez recheado de críticas, e muito bem direcionadas. Em seu primeiro filme falado (já que não podia ficar de fora), Chaplin aproveita todos os recursos possíveis para, em plena segunda guerra mundial, ridicularizar de todos os modos, o terrível opressor Adolf Hitler, com seu ditador Adenoyd Hinkel, que em tudo se parece com Hitler. Embora Carlitos já não existisse mais, notamos uma grande semelhança no personagem do barbeiro judeu, que é de fato Carlitos, entrando no fim de sua era.
Na trama um barbeiro judeu, herói da primeira guerra mundial é internado em um hospital até recuperar sua consciência, quando finalmente acorda, descobre que o mundo está em uma segunda guerra mundial, e que por razão de sua etnia judaica é tratado como um lixo, em razão do ódio do grande ditador de Tomânia, Adenoyd Hinkel.


Satirizando principalmente a Hitler e o nazismo, mas também o fascismo de Mussolini, com o ditador da Bactéria: Napaloni, o filme fez de Chaplin um gênio da noite pro dia, quando os que admiravam o nazismo mudaram de idéia, devido ao início da 2a Guerra Mundial. Dizem que Hitler ordenou uma cópia do filme, queria ter visto a cara dele.


O mundo é meu!! Não, é meu!!

Tanto como uma relíquea do cinema, quanto uma reliquea histórica, esse filme tem alto valor e prova mais uma vez o quão grande era a genialidade de Chaplin, Nota 10

Ah vamo espalhá o ódio, toca aqui!!

A cena final é magnífica, a partir desse momento, não é mais o barbeiro judeu que fora confundido com Hinkel que está falando, mas sim o próprio Charlie Chaplin que está mandando uma crítica bem direcionada tanto a Hitler, quanto para Mussolini e para qualquer outro opressor em questão, é uma coisa pessoal e profunda, tocante!



Download: Uploaded

Nenhum comentário:

Postar um comentário